segunda-feira, 30 de abril de 2007

Futebol



Futebol? Devem estar vocês a pensar.
Pois é verdade, aqui também se fala de futebol.
E vou começar pelo meu clube, o Sport Lisboa e Benfica, o grande glorioso!
Este ano não me tem dado muitas alegrias, mas um verdadeiro benfiquista acredita sempre, mesmo que o campeonato esteja quase a acabar.
Acredita sobretudo que no próximo ano vamos fazer muito melhor. :)

No entanto, fazendo um balanço da época actual, nem tudo foi mau:
- Os quartos de final na taça UEFA souberam a pouco, mas foram prestigiantes;
- O 2º/3º lugar no campeonato deixa antever uma próxima época de luxo: resolvemos um dos grandes problemas do passado e em casa fomos imbatíveis;
- Taça de Portugal.... Bom aqui, realmente não foi nada famoso.

Com a resolução da política de contratações e 2 ou 3 bons reforços, a coisa dá-se!

SLB! SLB SLB!

terça-feira, 24 de abril de 2007

As armadilhas da distribuição



As pesquisas comprovam que, na grande maioria das vezes, o consumidor sai do supermercado (ou do hipermercado) com mais produtos no carrinho do que planeava comprar.
Como isso é possível?
É possível porque, antes de tudo, as mesmas pesquisas apontam que 60% ou mais das compras são decididas no ponto de venda. Como consequência (e também como causa) disso, os supermercados e principalmente as grandes redes de hipermercados especializam-se cada vez mais em técnicas de marketing que estimulam a comprar mais e mais.
A regra de ouro dos marketeers do livre serviço diz: “Quanto mais tempo o cliente fica dentro da loja, mais ele compra”.

Por isso, a grande maioria dessas técnicas visa fazer com que você demore mais que o necessário lá dentro:
- A entrada de um hipermercado é uma área nobre por excelência. Normalmente é aí que são organizadas as bancas temáticas, que se referem, muitas vezes, a alguma data festiva (os ovos de Páscoa, os brinquedos do Dia da Criança, o material da Campanha Escolar,etc.). Como o carrinho ainda está vazio neste momento, o consumidor está mais receptivo a levar alguma coisa que não pretendia.
- Todos os seus sentidos são explorados: música ambiente ou os aromas das secções procuram estimular a compra ou ajudar a retardar o passo.
- A temperatura está sempre boa. Não faz frio nem calor.
- Luzes e cores também ajudam a construir a imagem de um grupo de produtos e a estimular a compra. Por exemplo, o verde aparece na secção de frutas e verduras, como associação com a natureza; o vermelho, nas carnes; e o azul, que lembra a água e o frio, nos peixes.
- A cor e o desenho do piso podem ajudar a acelerar ou reduzir a velocidade de deslocação dentro da loja.
- Não existem relógios nem janelas: não se deve aperceber da passagem do tempo.
- Uma promotora que oferece uma amostra de produto ou um brinde ajuda a aumentar as vendas, assim como uma bancada separada da gôndola dá destaque ao produto que se quer vender.
- Muitos hipermercados, de vez em quando, mudam o local de exposição de alguns produtos para forçar o consumidor a procurar de novo o produto, e assim percorrer secções que, normalmente, ficariam de fora na compra.
- Os produtos de primeira necessidade (leite, carne, frutas, bebidas, etc.), localizam-se normalmente no fundo da loja. Até chegar lá, o consumidor passa por uma infinidade de outros produtos que, antes de entrar, nem imaginava que poderia levar.
- Algumas lojas começam a adoptar áreas de lazer, como espaço para café, perto de livros, por exemplo. É uma nova tendência para o consumidor ficar mais tempo na loja.
- Os corredores centrais são mais largos, enquanto os interiores ou transversais são mais estreitos e sujeitos ao congestionamento dos carrinhos, o que faz com a velocidade de deslocamento diminuia para se prestar mais atenção aos produtos destas gôndolas.
- Enquanto se espera na fila da caixa, há pequenos expositores ao lado com pilhas, revistas, pastilhas elásticas, etc. para promover a compra por impulso.

Portanto, da próxima vez que entrarem num hipermercado, com certeza vão olhar para ele de outra forma.
Boas compras!

Nuno Batista @ LinkedIn

É verdade, também sou um user do LinkedIn, uma rede de contactos que conta já com mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo.
Esta questão do networking é importante. O melhor é que acabamos sempre por encontrar alguém conhecido. Ou que tem os mesmos intereresses que nós.

Informações sobre o meu perfil de utilizador LinkedIn, por favor cliquem no link abaixo:

View Nuno  Batista's profile on LinkedIn

Boas!

Perfil do Consumidor Português


Após diversas pesquisas sobre o perfil do consumidor português, compilei alguns artigos da imprensa especializada sobre esta temática.
As conclusões são idênticas em todos os estudos: os habitos estão a mudar...

Principais preocupações dos consumidores:
- Economia 47%
- Saúde e bem-estar 37%
- Estabilidade emprego 31%

O consumidor procura valor acrescentado nos produtos que compra, bem como a melhor combinação: Preço + Qualidade + Conveniência.
A idade média dos consumidores também está a mudar: envelhecimento da população. Os indivíduos com mais de 50 anos (baby boomers) estão a ficar maioritários. Esta geração vai ser a primeira com poder de compra elevado e com maiores hábitos de consumo (ex.: em França representam 45% do poder de compra).
Com o aumento da esperança de vida, a incerteza económica, social e profissional, o consumidor tende a centrar-se em sua casa.

Intenções de compra:
- Obras em casa 28%
- Artigos Mobiliário 24%
- Electrodomésticos 29%
- Artigos bricolage 26%

Cerca de 39,6% dos portugueses tem por hábito acompanhar, através da publicidade, as promoções dos vários hiper e supermercados ao longo do ano. Destes, 40,3% deslocaram-se, no último mês, a uma loja por causa de uma promoção (20,5% dos portugueses).
Os esudos indical que as promoções atraem cada vez mais o consumidor ao ponto de venda, dotando a excelência na exposição e comunicação como factores críticos de sucesso.

Outro dados interessante diz-nos que o consumidor português procura satisfazer as suas necessidades de compra em espaços comerciais mais pequenos (supermercados e lojas discount) e no retalho especializado - elegendo os factores sortido/preço e contacto mais pessoal como elementos decisivos. Efectivamente, cerca de 86% gostaria de fazer as suas compras com um contacto mais pessoal.

segunda-feira, 23 de abril de 2007

New@This - O Nascimento









Nasceu hoje mais um blog! Neste mundo bloggista, porque não também criar um.
Aqui está ele.
Resolvi chamar-lhe "New@This" porque estas andanças são algo novo para mim, nunca tive um blog mas sempre quis ter um...
Espero que possa mantê-lo vivo.
Boas!