terça-feira, 24 de abril de 2007

Perfil do Consumidor Português


Após diversas pesquisas sobre o perfil do consumidor português, compilei alguns artigos da imprensa especializada sobre esta temática.
As conclusões são idênticas em todos os estudos: os habitos estão a mudar...

Principais preocupações dos consumidores:
- Economia 47%
- Saúde e bem-estar 37%
- Estabilidade emprego 31%

O consumidor procura valor acrescentado nos produtos que compra, bem como a melhor combinação: Preço + Qualidade + Conveniência.
A idade média dos consumidores também está a mudar: envelhecimento da população. Os indivíduos com mais de 50 anos (baby boomers) estão a ficar maioritários. Esta geração vai ser a primeira com poder de compra elevado e com maiores hábitos de consumo (ex.: em França representam 45% do poder de compra).
Com o aumento da esperança de vida, a incerteza económica, social e profissional, o consumidor tende a centrar-se em sua casa.

Intenções de compra:
- Obras em casa 28%
- Artigos Mobiliário 24%
- Electrodomésticos 29%
- Artigos bricolage 26%

Cerca de 39,6% dos portugueses tem por hábito acompanhar, através da publicidade, as promoções dos vários hiper e supermercados ao longo do ano. Destes, 40,3% deslocaram-se, no último mês, a uma loja por causa de uma promoção (20,5% dos portugueses).
Os esudos indical que as promoções atraem cada vez mais o consumidor ao ponto de venda, dotando a excelência na exposição e comunicação como factores críticos de sucesso.

Outro dados interessante diz-nos que o consumidor português procura satisfazer as suas necessidades de compra em espaços comerciais mais pequenos (supermercados e lojas discount) e no retalho especializado - elegendo os factores sortido/preço e contacto mais pessoal como elementos decisivos. Efectivamente, cerca de 86% gostaria de fazer as suas compras com um contacto mais pessoal.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, gostaria de receber mais infomações sobre o consumidor portugues,teria como vocÊ me enviar mais dados da sua pesquisa? algumas referencias de sites que falam sobre este assunto?
Desde já agradeço a sua ajuda

Att,
Christina