sexta-feira, 1 de junho de 2007

Ambiente saudável no trabalho é sinónimo de melhor desempenho


O ambiente vivido nas empresas é crucial para o sucesso das equipas de trabalho.

A melhor forma de conseguir harmonia no local de trabalho é saber conviver com os seus colegas: não existe nada mais desagradável do que o mau ambiente provocado por intrigas e «mexericos».
Se ajudar os seus colegas e se essa ajuda for recíproca, vai ver que o ambiente será muito melhor.
Engolir o seu orgulho é outra das características necessárias para que tudo resulte na perfeição. Não seja teimoso(a) ao ponto de não conseguir admitir que errou. Seja humilde e dê valor às ideias que os seus colegas apresentam. Deve recordar-se de que não é o/a detentor(a) da verdade.

Para além disso, deve ouvir a opinião dos outros antes de tomar qualquer tipo de decisão. Pode não ter importância nenhuma, mas os seus colegas vão gostar de ser ouvidos.
Esteja aberto(a) para os outros e mostre entusiasmo por aquilo que faz, aceitando todas as críticas que possa vir a ter.
Por muito duras que sejam, as críticas são construtivas e a partir daí só se pode melhorar.
Seja mais participativo. Pergunte e partilhe ideias, mas não se esqueça que não as deve impor.
Para conhecer de uma forma mais aprofundada os seus colegas, combine alguma actividade fora do meio de trabalho. Reúna-os e divirtam-se.

Nem sempre é fácil trabalhar em equipa, no entanto, o desempenho dos colaboradores pode diminuir perante os conflitos de opiniões e a incapacidade de partilhar ideias.
Não contribua para criar conflitos e «guerras».
Todos têm a ganhar se interagirem positivamente.

Fonte: Expresso Emprego

Sem comentários: