segunda-feira, 18 de junho de 2007

Segmentação de Mercado


Um dos grandes objectivos das empresas é vender, quer seja produtos ou serviços. Para isso é necessário apostar em campanhas de marketing eficientes que consigam chegar até ao público pretendido.

O erro de muitas organizações é não delinearem bem o segmento de mercado que desejam atingir com o produto/serviços que criam, acabando por desenvolver campanhas com as quais o público-alvo não se identifica.
No entanto, a segmentação de mercado está a ser usada eficazmente por uma grande parte das empresas nacionais e estrangeiras, nomeadamente, através da criação de personagens e ambientes que visam criar laços de empatia entre o produto/serviço e os consumidores.
A campanha desenvolvida deve motivar o consumidor a comprar esse determinado produto/serviço. Quando não há motivação, deve criar-se no público a necessidade de ter o produto/serviço, através das campanhas de marketing.
O tipo de anúncio, as personagens, as cores, o ritmo, a música - tudo deve ser pensado ao pormenor e adequado à imagem que queremos passar do que estamos a vender. Por outro lado, elementos como o preço, o poder de compra e a posição da marca no mercado são aspectos a ter em conta, quando se faz uma segmentação de mercado.

Actualmente, a televisão é o meio de comunicação mais utilizado para publicidade, pois é aquele que mais rapidamente chega à população. Quando se quer vender um produto, investir num estudo de segmentação de mercado é importante, porque é a partir dele que se vai poder desenvolver as estratégias de marketing.

Em publicidade nada é feito ao acaso, contudo as empresas que apostam na criação de uma relação com o cliente, são, seguramente, as que têm mais sucesso. Assim como todas aquelas que sabem exactamente onde "atacar".

A segmentação permite identificar o grupo (ou grupos) de consumidores onde se deve investir para comercializar um produto/serviço.

O segredo das vendas é saber para quem dirigir a campanha de marketing.

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