segunda-feira, 2 de julho de 2007

Saber comunicar


Nos dias de hoje, a comunicação é essencial para qualquer profissional.

Saber comunicar perante um público é uma tarefa complicada para algumas pessoas que, infelizmente, não têm o dom da comunicação.

Apresentar projectos, desenvolver ideias, divulgar dados são elementos inerentes a quem trabalha numa empresa, no entanto, nem todos os colaboradores estão preparados para fazê-lo.

Antes de mais, é necessário lembrar que o comunicador é um emissor que passa uma mensagem a alguém (receptor) e que essa mensagem é recebida por um indivíduo que a descodifica e a interpreta para que a possa compreender.

O que por vezes acontece, é que quem comunica acaba por fazê-lo de uma forma incorrecta ou menos explícita, levando o público a formular conclusões que podem não ser as pretendidas - daí a importância de saber expôr publicamente uma ideia ou um projecto.

Num processo de comunicação existem várias etapas que devem ser tidas em conta: em primeiro lugar, defina aquilo que pretende transmitir aos outros. Tenha tudo planeado na sua cabeça ou num rascunho (para não se esquecer dos principais pontos a abordar).

Em segundo lugar, escolha a melhor forma de o fazer – quando se faz uma apresentação pública, pode-se recorrer a apoios audiovisuais para clarificar a mensagem e permitir que as pessoas a compreendam mais facilmente.

Ser objectivo, claro e conciso são as características principais de um orador: nada de misturar assuntos e desviar-se do objectivo do discurso.

Depois de ter em mente alguns destes conceitos é só deixar fluir o seu raciocínio, deixando, obviamente, espaço para que os seus colegas ou chefes possam colocar perguntas e tirar dúvidas.

O principal objectivo de quem expõe uma ideia é que esta seja compreendida por quem a está a ouvir.

Por isso, evite falhas de comunicação e prepare-se para aquele momento.

Fonte: Edições Dashöfer

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