segunda-feira, 30 de julho de 2007

Comunicar melhor vende mais


Trabalhar alguns anos na área comercial dá-nos alguma experiência em relações interpessoais.
As pessoas gostam, acima de tudo, de comunicar, partilhar ideias e experiências. Nem que seja só por desabafo.
O acto de comunicar, por si só, é já um acto de venda. Através dele transmitimos a alguém uma ideia, um pensamento e podemos induzir uma acção.

Da mesma forma, também a motivação é em si, um acto de venda.
Um vendedor lidera pessoas e situações. "Mexe" com necessidades, desejos, emoções e resolve problemas.
É através da comunicação que interagimos com o cliente. É através dessa interacção que somos capazes de Vendar Mais e Melhor.

Deixo agora aqui algumas dicas para gerir melhor a sua interacção com o cliente:

1 - Seja RADAR: esteja e mostre-se atento. A maior preocupação é agradar ao cliente. Para tal é necessário estarmos atentos, mostrarmo-nos disponíveis e interessados.

2 - Seja DETECTIVE: adopte uma atitude de investigação e diagnóstico. Imagine cada interacção com umcliente como o último e único momento em que está perante ele. É também necessário ouvir para reagir.

3 - Seja CIENTISTA: conheça bem o seu negócio. Argumentar muito não chega. É fundamental conhecer profundamente o produto e o negócio que queremos vender. As pessoas querem comprar Valor Acrescentado. A identificação de benefícios é o modo mais eficaz de o conseguir.

4 - Seja PSICÓLOGO: ajude a tomar consciência e a decidir. Tal com um Psicólogo, a função de um comercial é ajudar a decidir. Não é impingir! Nada mais agrada a um cliente do que sentir que foi ele que comprou e não o comercial que vendeu.

5 - Seja RELAÇÕES PÚBLICAS: ofereça experiências comerciais inesquecíveis. Depois de estar em sintonia com o cliente e compreender as suas motivações e expectativas, finalize o processo de venda sem esquecer que "cliente satisfeito volta sempre".
Uma das fases mais descuradas no processo de venda e nas formações a comercias é o acto da despedida. Não arrisque. Os negócios só são bons se garantirmos a sua continuidade.

Comunique mais, comunique melhor.... e venda!

Bons negócios.

Texto de Nuno Batista. Adaptação do INV.

1 comentário:

Amilcar Rodrigues disse...

Excelente post.
Parabéns pelo bom trabalho neste blog.