segunda-feira, 12 de novembro de 2007

É necessário incentivar a comunicação entre os colaboradores


Nos dias que correm, o e-mail é o meio de comunicação mais utilizado quer nas relações profissionais inter-empresas quer nas relações entre os colaboradores da mesma organização.

Antigamente o telefone e a presença física ocupavam lugares de destaque nas negociações e na resolução de problemas. Actualmente, uma grande parte dos profissionais comunica através do e-mail, mesmo estando separado apenas por uma sala.

Com o objectivo de estimular a comunicação entre os colaboradores, a Intel, uma multinacional americana decidiu estabelecer um dia por semana em que os funcionários não devem utilizar o e-mail para comunicar dentro da empresa.

O que significa que todos os que ali trabalham, se quiserem falar ou discutir algum assunto têm de utilizar o telefone ou fazê-lo pessoalmente. Esta é uma iniciativa já desenvolvida em algumas empresas norte-americanas, visto que a dependência dos colaboradores face ás novas tecnologias dificulta as relações laborais e pode mesmo afectar a produtividade.

O «dia sem e-mail» já deu provas de sucesso: em 2006, uma empresa americana de logística implementou a mesma iniciativa e quatro meses mais tarde, a empresa revelou que o trabalho em equipa tinha melhorado, assim como a satisfação dos clientes, já que os problemas foram mais rapidamente resolvidos.

É importante relembrar ainda que o uso frequente do e-mail pode causar algum desconforto por parte de quem o recebe – um estudo efectuado por investigadores das universidades de Glasgow e Paisley, na Grã-Bretanha, concluiu que um terço das pessoas que recebem diariamente e-mails ficam «stressados» pelo número elevado de mensagens que recebem.

Para além do «dia sem e-mail», a Intel criou também o «Quiet Time», ou seja, «hora da tranquilidade». Neste período de tempo, os funcionários têm permissão para se desligarem da Internet durante algumas horas, uma vez por semana.

Oferecer um trabalho com qualidade é o objectivo de várias empresas norte-americanas, onde o bem-estar dos colaboradores nunca é esquecido.
«Um trabalhador satisfeito, produz mais e com melhor qualidade».

Bom trabalho para todos!

Fonte: Edições Dashöfer. Publicado em New@This por Nuno Batista.

1 comentário:

Unknown disse...

Boa!!! E que tal trazer esta ideia brilhante para cá??!! :-)

Pelas últimas experiências de trabalho que tenho vivido, esta situação não é muito frequente, pois as pessoas ainda se deslocam aos gabinetes dos colegas e resolvem problemas assim ou aproveitam mesmo para descomprimir um pouco.

Continua com este teu trabalho interessante :-)