sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Marketing através do e-mail


Com o evoluir dos tempos, as empresas necessitam encontrar métodos e estratégias de marketing cada vez mais eficazes.

Por outro lado, os preços elevados e a retenção de custos, leva as organizações a procurarem formas de marketing mais baratas, mas que continuem a ser eficientes.

Por isso, o e-mail Marketing tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. Trata-se de uma forma de marketing directo e consiste na criação de mensagens electrónicas que, posteriormente, serão enviadas para os e-mails de várias pessoas.

Esta nova forma de publicidade tem um custo baixo e permite de uma forma mais eficaz segmentar o mercado e desenvolver mensagens mais personalizadas, já que são dirigidas apenas a um público mais específico.

Recorde-se que o envio de mensagens iguais para todo o público, acaba por ser desmotivador para os clientes, já que cada um tem os seus pontos de interesse, provocando a rejeição deste género de e-mails. A novidade deste tipo de estratégia é o facto de esta possibilitar a interacção entre o cliente e a empresa.

Por sua vez, como esta é uma forma de marketing que tem de ser aceite pelos consumidores (como se tratam de mensagens de e-mail, o cliente tem de as solicitar) o trabalho dos marketeers fica facilitado: os responsáveis já sabem que tipo de informação devem incluir na mensagem enviada para o e-mail dos clientes. Por outro lado, pelo facto de ser consentida, os gestores de marketing têm a certeza de que quem receber as mensagens é porque de facto está interessado(a) em recebê-las, senão não daria permissão.
Aumentar as vendas e satisfazer os clientes são os principais objectivos deste tipo de marketing – desenvolver uma relação mais estreita com o cliente é possível através destas acções por e-mail. Para além disso, o feedback torna-se mais fácil. É importante salientar também que o conteúdo das mensagens é muito importante: tenha em atenção que 35% dos utilizadores da Internet abrem os seus e-mails de acordo com o assunto.

Daí que seja necessário apostar numa mensagem criativa e interessante para que o cliente tenha vontade de ler o e-mail da sua empresa.

Evite textos muito longos e e-mails muito cansativos. Faça apenas chamadas para determinados conteúdos que estão desenvolvidos no site da empresa. As empresas não se devem esquecer de mencionar o nome da própria organização para que o consumidor não tenha qualquer tipo de dúvidas acerca de quem enviou o e-mail.Obviamente que, também, é essencial ter uma base de dados actualizada.

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