quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Bolsa derrapa mais de 3,5% com receios de recessão


A Bolsa em Lisboa fechou a sessão desta quarta-feira a perder, numa Europa onde as descidas chegaram a ultrapassar os 6%, apesar de vários bancos centrais de todo o mundo terem anunciado um corte nas respectivas taxas de juro de referência, numa acção concertada para tentar travar a crise financeira.
O próprio Banco Central Europeu (BCE) reduziu a taxa de referência para a Zona Euro em 50 pontos base, ou seja, dos 4,25% para os 3,75%, mas os investidores não reagiram de forma positiva a este anúncio, a reflectir o receio de que a redução das taxas possa não ser suficiente para evitar uma recessão económica
A nível doméstico, o PSI20 caiu 3,64 por cento para os 6.620,51 pontos, com apenas três acções a negociarem no verde. Foi o valor mais baixo dos últimos cinco anos. Na restante Europa, as perdas variaram entre os 4,92% e os 6,31%, depois de já terem negociado em mínimos de pelo menos três anos. A bolsa francesa e russa chegaram mesmo a ser suspensas durante a manhã.
Na Ásia, os mercados encerraram uma vez mais a cair, tendo as perdas chegado a ser superiores a 9%. O Nikkei japonês recuou 9,38% e o Hang Seng de Hong Kong 3,66%, o que já fazia prever que este fosse mais um dia negro para as bolsas mundiais.
Em Lisboa, a empurrar para baixo estiveram os pesos pesados da praça: o BCP caiu 3,35% para os 0,98 euros (valor mais baixo da sua história), a EDP cedeu 4,41% para os 2,27 euros e a Portugal Telecom derrapou 8,67% para os 5,90 euros.
A liderar as perdas ficou a Sonaecom que tombou 9,93% para os 1,35 euros, mas a Zon Multimédia e a Galp também saíram penalizadas já que recuaram 7,54% e 6,46%, respectivamente.
Nos Estados Unidos, os mercados seguem a negociar em terreno negativo.


Fonte: Portugal Diário. Publicado em New@This por Nuno Batista.

Sem comentários: