quinta-feira, 27 de setembro de 2007

A arte de vender


Actualmente, existe no mercado empresarial uma grande variedade de produtos e serviços muito semelhantes. Devido às pressões concorrenciais, as empresas acabam por criar produtos parecidos, a preços quase iguais, não beneficiando o cliente.

Por isso, é necessário marcar a diferença: se a sua empresa quer vender um determinado produto ou serviço, tem de ser original e apresentar algo que os outros produtos semelhantes não tenham.

O cliente escolhe o produto que mais o beneficiar. Na altura de comprar, o que vai fazer a diferença para o consumidor, é aquilo que o seu produto pode fazer por ele. As empresas devem pensar acerca do que levará um consumidor a pagar mais por um produto/serviço. É aqui que vão encontrar a resposta para desenvolver um novo produto/serviço que, embora possa ser mais caro, oferece vantagens que os outros existentes no mercado não têm.

Factores como entrega rápida, atendimento eficaz e serviços pós-venda eficientes são alguns dos pontos positivos que algumas empresas fazem questão de manter, para se diferenciarem das outras organizações.

Descobrir as necessidades dos consumidores que ainda estão por satisfazer é uma mais-valia para a empresa, visto que, se a relação preço/benefício for positiva, a empresa vai conseguir angariar mais clientes e fidelizar os que já existem.

Evite «andar atrás» das empresas concorrentes – identifique as necessidades dos consumidores e crie aquilo que ele procura e lhe faz falta.

A melhor forma de o fazer é a empresa estar atenta ao que a rodeia e surpreender os consumidores; Uma empresa que desenvolva um produto igual a um outro que já existe no mercado, não se vai destacar no panorama empresarial, pelo contrário, os consumidores nem se vão aperceber da criação desse suposto novo produto.

Pegue num produto/serviço que já exista e acrescente-lhe algo que possa trazer vantagens a quem o adquirir. Pense como consumidor que também é.

Boas vendas!
Fonte: Edições Dashöfer. Publicado em New@This por Nuno Batista.

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