quarta-feira, 3 de outubro de 2007

A melhor empresa para se trabalhar


Ao contrário daquilo que se possa pensar, é possível ser feliz no local de trabalho: actualmente, uma grande parte das pessoas sente dificuldade em ser feliz a nível pessoal e a nível profissional.

Cada vez mais, as pessoas não se sentem realizadas com a profissão ou com o trabalho que possuem. Vários são os factores responsáveis pelo eterno descontentamento de uma grande parte da população portuguesa. Por exemplo, o facto de não estarem a trabalhar na área que desejariam, ajuda a criar uma má relação com a actividade profissional que se está a desenvolver no momento.

Por outro lado, existem também os indivíduos que até gostam da profissão que têm, mas sentem que são mal remunerados e que o seu trabalho não é reconhecido. A relação que a própria empresa tem com os seus colaboradores é muito importante para o bem estar destes.

De acordo com um estudo do Great Place to Work Portugal, a Cushman & Wakefield foi considerada a melhor empresa para trabalhar em Portugal. Um dos factores apontados pelo gestor de recursos humanos (RH) da empresa como responsável pela distinção, é o facto de a empresa possuir "um ambiente em que as pessoas conseguem desenvolver-se e sentir-se bem", afirma ao Diário de Notícias Eric Van Leuven.

As políticas de recursos humanos não devem ser esquecidas - é essencial que o departamento de RH estimule os colaboradores e os ajude a integrarem-se na organização, construindo uma ponte entre os interesses dos funcionários e a direcção.

Em concreto, no caso da consultora imobiliária Cushman & Wakefield, a gestão de recursos humanos passa pelo incentivo à formação dos colaboradores: essencial para o crescimento profissional, as acções de formação são uma forma de a empresa encorajar a aprendizagem dos seus funcionários.

Para além disso, a Cushman & Wakefield faz questão de partilhar os lucros da sua actividade com os colaboradores, demonstrando, assim, o "agradecimento" pelo trabalho produzido e, por conseguinte, pelo lucro obtido.Realizar eventos fora do ambiente da empresa, recorrendo a várias e novas experiências, com o objectivo de aumentar o espírito de equipa é outra das soluções para cativar os colaboradores: celebrar uma data especial na empresa ou preparar a estratégia de marketing para o ano que se aproxima, não devem ser tarefas enfadonhas, mas sim realizadas de uma forma original.

Saltar de pára-quedas, passar um dia num SPA, fazer canoagem, são algumas das actividades que podem ser realizadas e encaradas como um incentivo ao trabalho de um colaborador.Afinal, sempre se pode ser feliz no local de trabalho!

Sem comentários: