segunda-feira, 18 de maio de 2009

90% dos consumidores fizeram mudança de longo prazo no seu comportamento

Sabia que 90% dos consumidores fizeram uma mudança a longo prazo no seu comportamento?

Estes dados foram avançados por Jim Stengel, director executivo da Jim Stengel LLC e antigo director de marketing gobal da Procter & Gamble, aos delegados presentes no World Retail Congress.
“Não é uma mudança de tempo, é uma mudança de clima”, sugeriu, por analogia aos efeitos que esta mudança terá nas marcas e no retalho. Este ponto de vista é suportado pelo facto de que, apesar da confiança do consumidor estar a aumentar, em vários locais do mundo, o consumo não tem subido. Jim Stengel acredita que isto não se deve apenas às maiores restrições no crédito, que dificultam o acesso ao financiamento, mas que é o resultado de uma mudança comportamental nos consumidores, que privilegiam mais a poupança.

Não obstante, o antigo director de marketing da Procter & Gamble acredita que ainda existem algumas oportunidades para os retahistas. Exemplificando com a Darty e a Marks & Spencer, Jim Stengel sugeriu que os retalhistas devem representar algo importante, fazendo uso das suas credenciais ecológicas. Por outro lado, devem desempenhar um papel importante na vida dos seus consumidores e focar-se na propriedade e não apenas na compra, como faz a Apple.

Sem comentários: