segunda-feira, 18 de maio de 2009

Primeiros sinais de recuperação económica chegam no final de 2009

Os primeiros sinais de recuperação no sector do comércio são esperados já no final deste ano, segundo os economistas presentes no plenário de abertura do World Retail Congress 2009, que decorreu em Barcelona, de 6 a 8 de Maio.

De acordo com os especialistas, a recuperação vai iniciar-se pelos Estados Unidos (EUA) e China, seguindo-se a Europa. Ira Kalish, director da Deloitte Global Research, prevê que a recuperação será efectivamente liderada pelos EUA no final deste ano. Já a China, que “apenas abrandou e ainda não demonstra sinais de recessão”, deverá voltar a subir também no final de 2009. Como consequência, a Europa e o Japão irão confiar nos “renovados Estados Unidos” e a economia global começará a recuperação.

No entender dos economistas, os retalhistas deverão então “controlar os nervos” e preparar-se para novas oportunidades no mercado global. “Parece que há uma luz no fundo do túnel”, afirma Ira Kalish. “Quando a economia global recuperar, os retalhistas encontrarão um novo mundo, pois os EUA deixarão de ser o motor do consumo mundial, porque os americanos irão poupar mais e gastar menos, e, em contrapartida, o desenvolvimento da Ásia deixará de estar tão dependente da exportação, centrando-se mais no consumo doméstico".

Sem comentários: