quinta-feira, 7 de maio de 2009

Consumo dos lares portugueses aumenta ligeiramente no primeiro trimestre

Comparando períodos homólogos, após uma retracção no último trimestre de 2008, o consumo dos lares portugueses aumentou ligeiramente no primeiro trimestre de 2009, no mercado total de FMCG (Fast Moving Consuming Goods), de acordo com o painel TNS Worldpanel.

Os mesmos dados revelam que o consumidor está a concentrar os seus momentos de compra e, aparentemente, a racionalizar a compra, com um comportamento prudente e continuando com a tendência de privilegiar a alimentação "dentro do lar" e reduzindo o gasto nos artigos que não são FMCG.

No entanto, uma vez que os preços médios das categorias se mantiveram estáveis, em relação ao mesmo período do ano passado, houve efectivamente mais consumo em volume. Destaca-se o aumento verificado nas categorias de produtos alimentares, onde 61 por cento cresceram. Segundo a TNS, este facto espelha a continuação da tendência para mais momentos de consumo alimentar "dentro do lar", com eventual prejuízo do consumo alimentar "fora do lar".

Outra das tendências verificadas no primeiro trimestre diz respeito ao aumento do valor gasto nos produtos de limpeza, drogaria e beleza, que vinham tendo quebras relevantes nos últimos meses de 2008. Com efeito, esta macro-categoria cresceu agora acima do total de FMCG. 80 por cento desse crescimento advém das marcas de fabricantes.

Depois de um 2008 onde as marcas da distribuição (MDD) cresceram 21 por cento, houve no primeiro trimestre alguma desaceleração relativa deste crescimento. Com efeito, relativamente ao primeiro trimestre de 2008, os dados indicam um crescimento de 15,2 por cento. Por outro lado, o desenvolvimento das MDD's já não está tão dependente das insígnias de discount, uma vez que nos hipermercados e supermercados a quota de mercado das MDD's atinge agora 28,8 por cento do gasto dos lares. Em termos nacionais, as MDD's representaram, neste primeiro trimestre, cerca de 33 por cento do valor total gasto pelos lares em produtos FMCG.

1 comentário:

Anónimo disse...

Aprendi muito