sexta-feira, 10 de agosto de 2007

As empresas e o serviço de pós-venda


Uma grande parte das empresas concentra todos os seus esforços na venda de um determinado produto ou serviço: vários investimentos, muitas estratégias de marketing, tudo em função do aumento das vendas.

Imaginemos que tudo corre bem e o departamento de vendas da sua empresa alcança bons resultados.

Qual é o próximo passo?
É nesta etapa que muitas empresas "pecam".

Isto porque, o sucesso das vendas de um determinado produto não garante a fidelização do cliente em vendas futuras de outros produtos que a organização venha a comercializar.
É necessário apostar no pós-venda: só porque houve consumidores a comprarem o produto X, não significa que venham a comprar o Z ou o V - não temos essa garantia. Vender uma vez, não representa vender sempre, nem satisfazer sempre o cliente com os nossos produtos/serviços.

Actualmente, o mercado está muito competitivo e é fácil para o cliente encontrar um produto semelhante noutra empresa da concorrência. Por isso, depois das vendas há que continuar a cativar o cliente e estabelecer uma relação com ele.
No pós-venda, a empresa deve conhecer a opinião do cliente em relação ao produto adquirido e aceitar sugestões em relação à criação de um novo produto. Deve interagir com o cliente para que a organização possa perceber onde errou e o que precisa de corrigir.

A fidelidade do cliente depende sobretudo do feedback que obtém da empresa: é essencial saber ouvir as reclamações e aceitar as críticas.
Para além disso, quando há erros cometidos que são apontados pelos clientes, estes devem mesmo ser corrigidos - os clientes vão ficar satisfeitos ao saberem que a sua opinião foi importante para a empresa. Estabelecer contacto com os seus clientes, vai ajudar a empresa a obter novas ideias e a conhecer melhor o público-alvo.
Por isso, não pense que a sua estratégia de marketing acaba na venda dos produtos.
A verdadeira estratégia começa após as vendas.

Fonte: Edições Dashöfer, adaptado por Nuno Batista

Sem comentários: