terça-feira, 28 de agosto de 2007

Internet: Aumente a segurança dos seus filhos

A Internet é uma ferramenta importante para o desenvolvimento dos seus filhos, mas convém não esquecer que paralelamente a todos os seus benefícios, a Web tem também perigos para os mais novos.
Existem algumas ferramentas disponíveis para controlar o acesso, mas é o papel dos pais e o acompanhamento que estes fazem às "visitas" dos filhos que pode fazer a grande diferença.

Aqui ficam alguns conselhos:

Escolher os sites que os mais pequenos podem visitar
Como já foi dito, os pais devem acompanhar a actividade dos filhos na Internet. Deste modo, escolher alguns sites de utilidade para crianças pode ser o primeiro passo para a segurança. Sugira-lhes sites de interesse, e lembre-se de verificar se não recolhem informações pessoais.
A Microsoft dispõe de várias ferramentas que podem bloquear o acesso a determinados conteúdos. O recente Windows Vista tem um conjunto de funcionalidades bastante aprofundado que garante uma maior segurança dos mais novos, ajudando os pais a acompanhar as actividades dos seus filhos.
Outro software é o Windows Live OneCare, que ajuda a filtrar informações baseadas na idade das crianças, de modo a protegê-las de conteúdos inapropriados para a sua faixa etária. Existem ainda controlos para a Xbox que impedem as crianças de acederem a jogos desajustados para a sua idade ou verem DVDs inadequados.

Crie uma conta de utilizador específica
Tanto o Windows XP como o Windows Vista possuem uma ferramenta para a criação de diferentes contas de utilizadores. Assim, poderá criar uma para si e outra para os seus filhos, definindo as características em conformidade com cada um dos utilizadores.
Para além de adequar o perfil às características dos seus filhos, pode também proteger-se a si e aos seus documentos, uma vez que ao impedir os mais pequenos de acederem à sua conta está a evitar que por lapso estes possam apagar dados importantes.

Consulte o histórico dos sites visitados
Apesar de ser aconselhável estar presente nas "viagens" dos seus filhos à Internet, nem sempre é possível estar por perto. Mas pode acompanhá-los recorrendo ao histórico dos sites visitados. Para isso, no menu do Internet Explorer clique no ícone Histórico e veja os sites por onde os seus filhos navegaram. Clique em cima dos links e veja o conteúdo desses sites.

Aconselhe-os a não falar com estranhos
A Internet é um caminho perigoso para os mais pequenos. Muitas pessoas mal intencionadas aproveitam-se do anonimato que a Web lhes confere para se aproximarem das crianças. Dê bons conselhos aos seus filhos. Diga-lhes para não falarem com estranhos em salas de chat e para não utilizarem nomes completos no "nick". Lembre-os também de não divulgarem números de telefone e fotografias.


Fonte: Edições Dashöfer. Publicado em New@This por Nuno Batista.

Sem comentários: