segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Transmarketing = marketing + relações públicas


O Transmarketing tem como principal finalidade fazer a ligação entre dois objectivos fundamentais para o funcionamento das empresas: por um lado tentar vender os produtos ou serviços através de esforços de marketing e de boa apresentação desses mesmos produtos e, ao mesmo tempo, procurar, através das relações públicas, as motivações que facilitam um bom relacionamento com os consumidores.

Waldyr Gutierrez Fortes, autor do livro "Transmarketing: estratégias avançadas de relações públicas no campo do marketing", salienta que não basta apenas cada uma destas funções fazer o trabalho da outra. O fundamental para a obtenção dos resultados desejados é fundi-los, mas sem esquecer nenhuma das partes.

É preciso reforçar as relações entre marketing e relações públicas de forma a aumentar e aprimorar o conhecimento que a empresa tem do seu mercado. Contudo, tanto uma como outra área tem diferentes responsabilidades e funções que não podem ser esquecidas na tentativa de criar uma só força de acção.

Num artigo publicado no portal brasileiro de Relações Públicas e Transmarketing, a jornalista Viviane Pacheco refere que devem manter-se os esforços do marketing, centrados no processo de comercialização, e a preocupação das relações públicas, em vários segmentos da empresa e nos consumidores.

Segundo Waldyr Gutierrez Fortes, para conseguir aplicar o Transmarketing, as empresas têm de tomar a decisão de respeitar as questões de interesse público, que vão desde os seus funcionários, passando pela concorrência, até chegar aos interesses dos consumidores.


Fonte: Edições Dashöfer. Publicado em New@This por Nuno Batista.

Sem comentários: