quarta-feira, 26 de março de 2008

Marketing Multinível ou Marketing em Rede


O conceito de vendas em rede surgiu na década de 40 quando o químico norte-americano Carl Rhenborg idealizou um sistema de vendas, através do qual cada revendedor recebia uma percentagem sobre os lucros que chegassem à empresa para onde trabalhava, através de outros distribuidores que eram recrutados por esse mesmo revendedor.

O Marketing em Rede ou Marketing Multinível utiliza o conceito de venda directa, que se baseia na venda de produtos e serviços diretamente aos consumidores, através da contratação de inúmeros trabalhadores independentes, evitando-se os intermediários e os gastos com os meios de comunicação.

Surge a partir de um sistema de passar a palavra por meio de colaboradores que não assumem qualquer tipo de vínculo com a companhia e trabalham por objectivos, sem horário ou locais fixos.

Os ganhos do revendedor são determinados por percentagem de acordo com os esforços e objectivos por si cumpridos, tendo ainda benefícios com a recruta de outros colaboradores cujas vendas irão beneficiar a seu favor.

No Marketing de Rede os colaboradores não ganham dinheiro pela entrada ou saída de trabalhadores, mas sim pela movimentação de produto, o que assenta na ideia da criação de equipas que trabalham em prol de um objectivo em cadeia que beneficiará em percentagem cada um dos colaboradores.O principal fundamento deste tipo de marketing é o sistema de indicações e que se desenvolve através da captação em massa de novos participantes, em níveis progressivos, através de convites ou recomendações.

Este tipo de marketing foi adoptado por diversas multinacionais entre as quais se destacam a Avon, Natura, Tupperware, Yakult, Amway, Herbalife e Nu Skin.

Para diferenciar as hierarquias, o Marketing Multinível distingue os Downline e os Upline, termos utilizados para designar uma linha descendente de pessoas, que cresce e se desenvolve em múltiplos níveis geometricamente progressivos.

Os downlines são todos os colaboradores abaixo de alguém, assim como seus uplines são todas as pessoas que estão acima de desses mesmos colaboradores.


Publicado em New@This por Nuno Batista.