terça-feira, 25 de março de 2008

Motivação: factor essencial para o sucesso de uma empresa

Uma empresa é o reflexo da sociedade e do tempo em que se encontra. Na era actual, a globalização dos mercados e as constantes mudanças económicas exigem das empresas uma resposta rápida e eficaz para conseguirem marcar presença no mundo empresarial.

Por isso, os colaboradores de uma empresa desempenham um papel fundamental no que diz respeito ao sucesso de uma equipa: uma empresa motivada é uma empresa competitiva. No entanto, na gestão de Recursos Humanos muitas dúvidas surgem quando se pensa em motivação.

Como pode uma empresa motivar os seus funcionários?

Esta questão continua a inquietar muitos profissionais de Gestão e de Recursos Humanos. É do conhecimento geral que o sucesso de uma empresa depende do quanto os seus colaboradores se sentem ou não motivados. Adoptar uma estratégia voltada para a motivação é essencial, contudo existem aspectos fundamentais que não devem ser colocados de parte, se queremos uma equipa satisfeita no seu local de trabalho.

É necessário que os gestores tenham uma boa relação com os seus colaboradores e se demonstrem interessados no trabalho desenvolvido por eles. Todos os funcionários devem sentir-se acompanhados e, ao mesmo tempo, vejam o seu trabalho reconhecido pelas chefias. O que pode motivar, verdadeiramente, um funcionário é o facto de lhe ser dada a oportunidade de evoluir profissionalmente – ao ser dada a hipótese ao profissional de integrar um novo projecto ou subir na carreira, a motivação acaba por surgir quase instantaneamente. O que acaba por ser vantajoso para o colaborador e para a empresa que lucra com a nova atitude do funcionário.

Se um colaborador estiver feliz no seu local de trabalho, a motivação acaba por surgir. Daí que seja importante que as empresas saibam como incentivar os seus funcionários, cada um individualmente: para isso, as chefias devem conhecer os membros da sua equipa de trabalho, para que as necessidades de todos enquanto profissionais sejam ouvidas.

Investir na formação, atribuição de prémios, aumento de salário, subida na carreira e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido – são apenas alguns dos elementos que podem determinar a motivação dos trabalhadores.

No entanto, um simples gesto pode marcar a diferença, tal como refere Adonai Zanoni, consultor em Gestão de Pessoas, em declarações ao «RH.com»: «acredito muito no aperto de mão e no abraço. São sempre bem-vindos e cheios de muito significado a qualquer hora e em qualquer lugar. É isso que nós, gestores de pessoas, chamamos de humanidade».


Publicado em New@This por Nuno Batista.

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