quarta-feira, 5 de março de 2008

Portugueses são fiéis às marcas e preferem as nacionais


A Selecções do Reader’s Digest publicou um estudo acerca das marcas que os portugueses preferem.A pesquisa contou com a análise entre a relação de 37 marcas com os portugueses. O estudo revela que, no que diz respeito à gasolina, aos bancos, aos seguros e à Internet, os portugueses continuam a preferir marcas nacionais.

Em relação à confiança demonstrada entre os consumidores, são os CTT, a TMN, a Delta, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e a RTP1 que nos vários sectores, representam algumas das marcas em que os portugueses mais confiam.As marcas Continente, Agência Abreu e cerveja Sagres são as que lideram a lista das que mais confiança criam no consumidor nacional.

No entanto, é necessário salientar que os portugueses continuam a demonstrar algum interesse em marcas internacionais: a Nokia e a Mercedes-Benz são exemplo disso.

De acordo com a análise realizada, os portugueses procuram os preços mais baixos na altura de fazer as suas compras, contudo, não deixam de experimentar os produtos novos que vão surgindo. Actualmente, as campanhas de publicidade e marketing são bastantes apelativas e credíveis, por isso, são responsáveis por alguns dos produtos que os portugueses adquirem: quando aparece uma marca nova, 44 % dos consumidores nacionais afirmam comprá-la para a experimentarem enquanto 41 % compra produtos que viu em campanhas publicitárias.
O preço é um factor determinante para alguns portugueses, embora 91 % dos consumidores prefiram pagar mais por um produto de qualidade, enquanto 89% diz-se fiel à marca de que gosta. Mas afinal, o que leva um consumidor a adquirir um determinado produto? Se for um carro, um produto tecnológico ou um medicamento, para os portugueses, o mais importante é o facto de a marca ser considerada eficaz e fiável. Já nos géneros alimentícios, o consumidor prefere marcas com as quais já teve anteriormente uma experiência positiva com outros produtos.

Fonte: Fábrica de Conteúdos e Agência Financeira. Publicada em New@This por Nuno Batista.

Sem comentários: