segunda-feira, 31 de março de 2008

Confiança dos consumidores cai para mínimo de Junho de 2003

O indicador de confiança dos consumidores continuou a diminuir, em Março, registando o nível mais baixo desde Junho de 2003, divulgou o INE. No entanto, o indicador de clima económico recuperou ligeiramente, situando-se no nível registado em Dezembro.
O indicador de confiança dos consumidores prolongou a tendência negativa iniciada em Novembro de 2006, registando o valor mais baixo desde Junho de 2003, revela o INE.
"Para a evolução observada no mês de referência contribuíram negativamente as expectativas sobre a evolução económica do país e financeira das famílias", explica o insituto de estatística.
As expectativas sobre a evolução económica do país apresentaram o contributo negativo mais expressivo para a evolução do indicador pelo sexto mês consecutivo, atingindo o mínimo desde Maio de 2003.
As expectativas sobre a evolução da situação financeira do agregado familiar atingiram em Março um novo mínimo histórico para a série iniciada em Junho de 1986.
Pelo contrário, as perspectivas sobre a evolução do desemprego recuperaram, depois de se terem agravado continuamente entre Julho e Fevereiro. As expectativas de poupança recuperaram nos três primeiros meses do ano, após terem alcançado o mínimo histórico no final de 2007.
O indicador de clima económico subiu para 0,9 pontos, em Março, recuperando ligeiramente face à leitura de 0,8 pontos registada em Fevereiro, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
No sector da Construção e Obras Públicas, o indicador de confiança recuperou nos três
primeiros meses do ano, registando o valor mais elevado desde Outubro de 2002.
No Comércio, o indicador de confiança recuperou em Março, mais do que compensando a diminuição dos dois meses anteriores.
Nos Serviços, o indicador de confiança recuperou ligeiramente em Março, devido à evolução positiva das perspectivas de procura, interrompendo o movimento descendente dos três meses anteriores.
Já na Indústria Transformadora, o indicador de confiança agravou-se, devido à diminuição do saldo das respostas extremas (SER) das opiniões sobre a procura global, interrompendo o movimento ligeiramente ascendente dos dois primeiros meses do ano.

Sem comentários: