terça-feira, 28 de agosto de 2007

Existem empresas que não usam computador

Na era das tecnologias de informação pode parecer estranho que ainda existam empresas que não utilizam computadores. Mas é verdade.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de utilização de computador das empresas portuguesas com dez ou mais trabalhadores era de 94,6% em 2006. O que significa que uma em cada vinte empresas não usa computador. A taxa sobe para 6,2% nas empresas que têm entre 10 e 49 trabalhadores. Avança o Diário de Notícias.

Para quem usa diariamente o computador, estes dados parecem irreais, dado que as novas tecnologias têm o poder de facilitar o nosso trabalho em todos os aspectos: arquivo, comunicação, cálculos, bases de dados, etc.

O e-mail é uma das ferramentas mais utilizadas por quem lida constantemente com o computador - poder enviar mensagens em tempo real, enviar ficheiros ou documentos urgentes são as vantagens deste meio, visto que pelo correio tradicional demorariam entre um a dois dias se fosse para território nacional ou mais se fosse para o estrangeiro.

No estudo do INE, o correio electrónico é utilizado por 84% das empresas com 10 ou mais trabalhadores (esta percentagem atinge 100% nas empresas com mais de 250 trabalhadores).

No que diz respeito ao acesso à Internet, 83% das empresas possui ligação, embora somente 35,5% possuam um website, o que actualmente não é muito positivo para o marketing da organização: tudo o que existe está na Internet, é neste meio que as empresas se dão a conhecer. Daí que estar na Internet é um passo para o sucesso.

A tecnologia mais utilizada no que se refere à ligação à Internet é a DSL: 63,3% das empresas que acedem à rede, recorrem a este tipo de ligação, enquanto o modem analógico é utilizado por cerca de um quarto das empresas com ligação à Internet.

Se analisarmos a utilização das novas tecnologias de acordo com os sectores existentes, a pesquisa conclui que as ligadas à Construção apresentam as menores percentagens de utilização de tecnologias: 76% utilizam computador; aproximadamente 69% utilizam e-mail; cerca de 70% acedem à Internet e apenas 17% têm website.

Publicado em New@This por Nuno Batista.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é verdade, há empresas que ainda não usam computador, sobretudo as pequenas empresas familiares. Acredito que, mesmo em alguns sectores da função pública, os computadores também são inexistentes, ou então as pessoas não sabem mexer neles.
Excelente blog, parabéns.