segunda-feira, 7 de maio de 2007

Um emprego para a vida


Actualmente, permancer durante toda a vida profissional no mesmo local de trabalho é uma ideia utópica. No passado, um jovem iniciava a sua carreira num determinado posto de trabalho e aí ficava até à sua idade de reforma.

No entanto, para além da dificuldade de arranjar um emprego, que se verifica nos dias de hoje, os que existem não são para sempre. A competitividade do mercado de trabalho, a necessidade de evoluir e o aumento de mão-de-obra em diversas áreas, faz com que as empresas optem por não empregar pessoas com contratos efectivos.

Para uma grande parte das organizações, o factor económico e financeiro é o mais importante, independentemente dos problemas que o despedimento, ou a não contratação de pessoal, possa causar - funcionários com excesso de trabalho que acabam por ter de realizar tarefas de vários departamentos.
O capital humano de uma empresa é essencial ao seu desenvolvimento e apesar de as empresas não funcionarem sem pessoas, a verdade é que o número de licenciados desempregados continua elevado. Longe vão os tempos, em que ter uma licenciatura ou uma especialização garantiam uma colocação no mercado de trabalho.
A maioria das pessoas trabalha em áreas diferentes daquelas que ambicionava e por um período de tempo indeterminado. Devido ao excesso de oferta de mão-de-obra as instituições exigem as condições que mais lhes convém, como por exemplo, o valor do salário mais baixo, o aumento das horas extraordinárias, etc.
Infelizmente, o cenário tem tendência para piorar: a reforma é cada vez mais adiada, ao longo da nossa vida temos inúmeras profissões e somos "obrigados" a trabalhar em regime de prestação de serviços com as empresas que cortam, cada vez mais, nos gastos económicos.
No futuro, os contratos de trabalho serão ainda mais escassos - apostar na formação profissional e enriquecer o curriculum com cursos técnicos, são, talvez, algumas das soluções para ter sucesso profissional.
Obviamente que um pouco de sorte ou conhecer a pessoa certa também ajuda!

Fonte: Edições Verlag Dashöfer

Sem comentários: