quarta-feira, 23 de maio de 2007

Empresas socialmente responsáveis


Construir um mundo melhor está ao alcance de todos nós e da sua empresa.

Actualmente, o conceito de Responsabilidade Social faz cada vez mais sentido, já que se trata de uma forma de exercer cidadania.

É necessário apelar à consciencialização da sociedade para que, todos juntos, possamos criar soluções para os problemas que surgem na comunidade: solidariedade é a palavra-chave.

Cabe também às empresas criarem mecanismos sustentáveis para que possam contribuir para o desenvolvimento social, económico e ambiental. Por exemplo, as empresas devem respeitar os direitos dos cidadãos, o ambiente e contribuir para a qualidade de vida não só dos seus funcionários, como também de toda a comunidade onde a empresa se encontra.

A coesão social deve ser um dos objectivos das empresas, visto que a sociedade tem muito a ganhar, se houver igualdade de oportunidades e inclusão social.

A finalidade da Responsabilidade Social nas empresas não é a caridade, como muitas pessoas pensam. Na verdade, o propósito desta acção é melhorar as condições de trabalho, cumprir a lei e contribuir para uma boa gestão ambiental.

Promover acções de sensibilização na sociedade, combater a exclusão social são apenas algumas das práticas que podem ajudar a sua empresa a marcar a diferença.Uma empresa responsavelmente social é uma organização onde "a pessoa" ocupa o lugar de destaque, mesmo que esta não seja um potencial cliente. Infelizmente, existem algumas empresas cujo principal objectivo é vender e aumentar o lucro, sem se preocuparem com o bem-estar dos seus colaboradores e da comunidade em geral.

No entanto, quem adopta uma estratégia social, tem conseguido obter, ainda, mais sucesso: a qualidade do ambiente desenvolvido na empresa, vai-se reflectir no desempenho dos colaboradores e, por conseguinte, na satisfação de clientes. Se juntarmos a isto, o facto de estarmos a contribuir para uma sociedade melhor, então, a empresa marcará a diferença perante todos os cidadãos.Interaja com a sociedade e torne a sua organização numa empresa com Responsabilidade Social.

Afinal, todos podemos contribuir para um mundo melhor.

1 comentário:

Anónimo disse...

bom comeco