terça-feira, 15 de maio de 2007

Branding


A marca é um elemento incontornável em qualquer processo de lançamento de um produto ou serviço no mercado. Muitas marcas assumem um carácter tão importante que chegam mesmo a rotular uma categoria de produtos. São exemplos do sucesso.

Mas conseguir o sucesso de uma marca não é tarefa fácil e são necessários variadíssimos elementos e atributos para dar início ao estudo de uma marca. Reunir o maior número de informações acerca do mercado global, para partir, posteriormente, para uma análise mais focada no seu segmento de actuação, é o primeiro passo a dar. É fundamental conhecer o mercado e os hábitos de consumo.

Identificar as alterações no ambiente no qual a marca será inserida é um elemento muito importante, uma vez que a dinâmica com o consumidor é vital. Durante o processo, é muito importante também adoptar o benchmarking, sobretudo em mercados onde existem marcas fortes já implantadas. Este método é essencial para o sucesso futuro.

Outro dos aspectos a ter em conta é a visão a longo prazo. Olhar para o futuro e prever eventuais alterações no cenário onde a marca vai estar inserida é ganhar tempo. Não se deve pensar apenas no futuro próximo, mas efectuar diversas análises e estudos de modo a garantir uma longevidade tranquila à nova marca.

Actualmente realizam-se diversos estudos de memorização de marcas, bem como de notoriedade e confiança. Estes são aspectos a ter em conta, pois testemunham a opinião e ligação dos consumidores em relação aos produtos. Analisar estes dados pode fornecer elementos importantes para vencer junto do mercado.

Sem comentários: