quarta-feira, 23 de maio de 2007

Os seus comerciais têm medo de falhar?


Um dos grandes problemas que encontro nas equipas comerciais hoje em dia é o medo de falhar.

Por vezes ligado a questões pessoais de auto estima onde o medo de falhar ou levar um não, as impede de serem mais audazes no domínio da venda.

Por vezes ligado a medo de repreensão superior de uma chefia ou de uma direcção. O medo de falhar num comercial é paralisante, fazendo como que muitas vezes as oportunidades lhes passem ao lado e o cliente vá comprar a outra pessoa só porque esta teve a coragem de pedir o fecho do negócio.

Mas será que falhar é de facto um problema na venda? Eu tive a sorte de há muitos anos atrás, ter tido um chefe que me dizia: "Quero que tu falhes!" "Não falhes é 3 vezes a mesma coisa, dado que isso dá direito a uma ida aos recursos humanos". Falhar, quando encarado da forma correcta pode ser um instrumento de trabalho fabuloso.

É um feedback constante que nos obriga a parar, repensar a nossa estratégia que estamos a usar. Acima de tudo direccionar os nossos esforços para formas de actuar que se calhar ainda não investimos a nossa atenção.

Várias vezes faço esta pergunta nos nossos workshops."Quantas vezes é que acham que o Edisson falhou, quando estava a criar a lâmpada ? "Mas será que ele falhou? Ou será que estava uma vês mais próximo de atingir o nosso objectivo.

Falhar é humano. Para progredirmos em qualquer situação das nossas vidas, inclusive nas vendas temos de falhar. A forma como lidamos com essa falha é que faz a diferença entre um grande profissional versus uma profissional de desempenho mediano.

Por isso já sabe a próxima vez que falhar, pratique estas duas novas atitudes: Em vez de ficar abatido, pense, "estou um pouco mais próximo do meu objectivo".


E acima de tudo, "o que é que eu posso aprender com esta falha para não a repetir no futuro".


Por: José de Almeida, site "Ideias e desafios"

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