quinta-feira, 10 de maio de 2007

Como acompanhar as exigências da sua empresa


Tal como já foi aqui abordado, actualmente, não existem empregos para toda a vida. Por isso, torna-se essencial que consiga acompanhar o ritmo e as exigências da empresa onde trabalha.

Uma grande parte das organizações está a inserir várias alterações no modo de gerir e de actuar no mercado empresarial, devido à crescente concorrência e à situação económica, que em nada favorece o poder de compra.

A adopção de novas estratégias, nomeadamente ao nível da reestruturação de competências, cargos e funções exige que o colaborador tome a iniciativa de provar as suas capacidades, através da demonstração do seu talento e da sua criatividade.

Se gosta do seu actual emprego, há que tomar as medidas certas para que não seja despedido e isso inclui mostrar que o seu trabalho é importante para a empresa: pode fazê-lo através de propostas de resoluções para problemas, da criação de novas estratégias e acima de tudo através da inovação.

O colaborador deve agir no sentido de dar valor a si mesmo. Por isso, esforce-se mais - invista na sua formação - faça especializações, frequente cursos práticos que possam completar o seus conhecimentos, aprenda uma nova língua estrangeira, enfim, tudo pode ajudar a valorizar o seu trabalho e obviamente, a aumentar as suas capacidades.Aproveite as mudanças que estão a ocorrer na sua empresa para mostrar que está à altura dela e que pode também mudar se for necessário.

Cada vez mais, as pessoas são "forçadas" a desempenhar várias tarefas na empresa, daí a necessidade de se ser polivalente. Quanto mais conhecimentos tiver, em diversas áreas, melhor para o seu curriculum.

Acompanhe os novos tempos, "recicle" os seus conhecimentos, invista em si e na sua carreira profissional.Não fique parado à espera que outra pessoa, com mais conhecimentos, lhe passe à frente.Estes são alguns dos pormenores que podem fazer a diferença e um bom profissional é sempre necessário seja numa, ou noutra empresa!


Fonte: Edições Verlag Dashöfer

Sem comentários: